segunda-feira, 12 de julho de 2010

Horinhas de Sono...

Passei minha vida escolar inteira sofrendo deste mal. Precisava dormir um pouquinho mais. Nunca me atrasei, nunca faltei por causa disto. Mas, poderia ter sido mais prazeroso e ter deixado melhores lembranças se pudesse ter dormido mia hora mais todos os dias. Sempre pensei "por que é que tem que ser ruim se pode ser bom?" .
Agora o assunto está sendo bem discutido e vem a confirmar o que penso sobre as horas de sono dos estudantes e das pessoas em geral. Dê só uma lidinha no material...
"Sabe aquelas horinhas que seu filho quer ficar um pouco mais na cama, antes de ir para a escola? Pois os minutos excedentes podem representar muito para o aprendizado dele. Pelo menos é o que indicou uma pesquisa publicada na última semana na revista especializada Archives of Pediatric and Adolescent Medicine."
"De acordo com a principal autora do texto, a especialista americana em distúrbios do sono Judith Owens, do Hospital Infantil de Hasbro, retardar em meia hora o início da primeira aula na escola pode melhorar a saúde e a qualidade de vida dos adolescentes. 
O pequeno atraso significou melhoras no humor, no nível de atenção e nas condições físicas de alunos da high school, equivalente no Brasil ao Ensino Médio. Um número menor de estudantes disse sentir fadiga ou falta de motivação no dia a dia, e o percentual de adolescentes que afirmaram se sentir infelizes ou deprimidos de vez em quando caiu."
Além disso, houve redução no número de alunos que procuraram o ambulatório médico do colégio reclamando de cansaço. 
Os professores também notaram os benefícios: eles disseram que houve menos faltas ou atrasos no primeiro horário do dia.
A pesquisa também constatou que a quantidade de estudantes que dormiu menos do que sete horas caiu 80%.
Um modesto atraso teve associação com um aumento significativo na duração do sono e na diminuição da insônia. Para mim, o mais importante foi que os estudantes sentiram-se menos deprimidos e mais motivados a participar das atividades escolares — disse Judith Owens, principal autora do estudo.
A especialista em distúrbios do sono explica que os adolescentes devem dormir nove horas por noite e que uma duração menor do que essa pode trazer problemas de saúde e de concentração. Nessa fase da vida, eles necessitam dormir mais que o normal, pois estão passando por mudanças físicas, biológicas e comportamentais. Como, em média, eles vão para a cama depois das 23h, o horário ideal para acordar, segundo Judith, é por volta das 8h." 
Agora é só colocar em prática...Que felicidade.
Fonte: Clic Rbs

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget