terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atenção e Autonomia...


Estas duas palavras deram inicio a uma reunião de escola envolvendo pais e professores, ontem à noite.
Vou começar falando sobre autonomia.O termo autonomia deriva do grego auto-nomia, lei própria, independência, autodeterminação, direito de se auto-dirigir.
Falou-se da importância da autonomia nessa fase da infância ( 7, 8 anos) e mais ainda do incentivo que os pais devem dar para que tenham cada vez mais autonomia. Quanto a essa questão eu concordo. Algumas vezes subestimamos nossos filhos, tentando ajudá-los em tarefas e responsabilidades que já podem cumprir e assumir.
Quando primeiramente foi falado em "atenção" ou a falta dela, o assunto causou algumas dúvidas e pouco questionamento. Até porque existe uma grande diferença entre "falta de atenção" e "desvio de atenção". Bom, acho que o desvio de atenção pode até ser natural nesta fase da infância, já que o número de atividades e tarefas aumentam.
As crianças passam a sentar em classes e a atenção deve ser voltada ao professor ( o velho e tradicional sistema).
Enfim, uma série de mudanças e adaptações pelas quais passam. Já, falta de atenção, ou seja, deficit de atenção( questão neurológica)
é algo praticamente impossível ( são duas turmas de 20 alunos cada).
Lembrei então do artigo que li e postei a respeito na semana passado, falando sobre o absurdo número de crianças que são erroneamente diagnosticadas com deficit de atenção e passam a ser tratadas com "ritalina".
Então, o que será que está faltando coincidentemente nessas duas turmas em questão?
Pensei e pensei...Nós pais podemos ajudar falando da importância de prestar atenção quando o professor está falando, não deixar que levem brinquedos fora do dia combinado, mandar material escolar simples que não tenham atrativos que possam distraí-los e incentivá-los sempre ( apesar do sistema de ensino ter mudado pouco e as crianças muito) a aprender.
Bom, resta agora ao professor fazer do aprendizado algo prazeroso, divertido, leve...Criatividade. Trazer formas de buscar esta "atenção desviada"...

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget