quarta-feira, 25 de agosto de 2010

De Olho no Sono...

[des2_insonia.jpg] 

Durante as férias tentamos manter o ritmo de sono das crianças mais ou menos como quando estão em aulas...mas, acabamos saindo totalmente fora da rotina.
Quase três semanas depois do reinicio, ainda sinto que meu filho de sete anos está com horas em atraso no sono. Percebo a dificuldade na hora de acordar, no humor logo cedo e até talvez na hora de prestar atenção nas atividadesna escola. Enfim, estou sendo mais rígida no toque de recolher...E, como será quando o "horário de verão" chegar? Não será fácil...Acabei de ler um artigo na Revista Crescer sobre o sono, vale dar uma olhadinha.
"Pesquisas recentes comprovam que se você não ensinar seu filho a dormir agora, ele pode ter problemas num futuro não muito distante. Uma delas  mostra que crianças do ensino fundamental com problemas para dormir estão mais propensas a receber notas piores em matemática, leitura e escrita do que aquelas que não apresentam nenhum sintoma. Tanto as noites mal dormidas quanto os distúrbios do sono, menos comuns, alteram o rendimento. “Dificilmente os pais relacionam problemas de sono com notas ruins”, afirma Alyssa Bachmann, que coordenou a pesquisa. E isso pode comprometer o aprendizado e a vida social da criança, segundo ela. Outra conseqüência que preocupa é a obesidade — isso mesmo! Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram que uma hora a mais de sono diminui as chances de excesso de peso em até 36%, na infância. A suspeita é que noites mal dormidas aumentem a produção de hormônios que estimulam o apetite. Além disso, as crianças que dormem pouco praticariam menos exercícios por causa do cansaço."

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget