quarta-feira, 30 de março de 2011

Energéticos e cia...

Este dia lindo me fez lembrar do piquinique que meus filhotes participaram na semana passada.
 Aí, lembrei também de uma matéria que li sobre energéticos...Pois, quando fazíamos as compras pro esperado passeio...Que segundo eles poderiam então levar algumas das ditas "porcarias": salgadinho , refrigerantes, bolachinhas, etc...Foi quando insistiram em levar uma garrafa de uma bebida com sabor e cor atraentes...Lendo no rótulo vi que era um energético e na dúvida disse que era uma bebida para adultos e o suposto "porque".
Aqui vão alguns trechos que li na Revista Crescer...
"A ideia de servir esses dois tipos de bedidas para crianças causa estranhamento, mas uma revisão de estudos publicada na revista Pediatrics mostrou que 30% a 50% delas já tinham tomado algum energético. A explicação: os pais acreditavam que era um tipo de isotônico, aquela bebida rica em minerais, em geral, usada por esportistas."
"Criança NÃO pode tomar energético. Como explica a nutricionista Rosana Perim, do Hospital do Coração (SP), essa bebida possui substâncias estimulantes que podem causar problemas de comportamento, como ansiedade, falta de sono e aceleração dos batimentos cardíacos. Esclarecido o primeiro ponto, vamos ao segundo. Criança NÃO deve tomar isotônico sem indicação médica – às vezes, o pediatra libera para casos de diarreia. Ele é rico em sódio e potássio. Quando consumido sem necessidade, altera o ritmo cardíaco e a pressão. Deixe esses produtos para lá quando for ao supermercado e dê uma passeada na seção de frutas. Suco natural é uma das melhores maneiras de hidratar seu filho."
Então, está dito.

Nenhum comentário: