segunda-feira, 4 de abril de 2011

Escrevendo...

Semana passada fui a um consultório médico...Enquanto era recebida pela secretária ela anotava os meus dados...Fiquei encantada com a beleza da sua letra...Cheguei a me distrair.
Com a era digital parece que perdi a habilidade de escrever à mão. Aliás, a maioria das pessoas está perdendo o hábito de escrever à mão.
Pensei também neste assunto quando meu filho dias atrás trouxe uma pesquisa pra ser feita. Fomos pesquisar na internet e o orientei a começar a anotar os dados ( com lápis e papel).
Pra minha surpresa ele disse que todos os colegas estavam levando os seus trabalhos impressos.
Foi que lembrei de uma matéria que li, onde cientistas noruegueses resolveram estudar a diferença de aprendizado entre crianças que escrevem à mão e aquelas que digitam. A pesquisa, feita na Universidade de Stavang, mostrou que o primeiro é melhor porque envolve muito mais sentidos que o digitar, o que facilita o aprendizado.
O estudo foi feito com dois grupos de alunos. O primeiro escreveu o alfabeto à mão, enquanto o segundo digitou. Ao final do trabalho, os pesquisadores perguntaram se eles lembravam o que havia escrito e o primeiro grupo se saiu melhor.
A explicação dos cientistas é simples. Segundo eles, partes diferentes do cérebro são ativadas quando lemos as letras digitadas e quando reconhecemos as letras escritas a mão.
Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário: