quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sentimento de Culpa...

Incrível!!! Ontem, numa dessas conversas de porta de escola...Eu e mais duas "mamas" entramos no assunto "sentimento de culpa" que tanto nos consome. Este,  podia ser texto de autoria nossa...quando li achei engraçado. Lembrei dos nossos desababos...
"O sentimento de culpa é uma montanha, alimentada por tudo em volta da mulher, vamos lembrar: comentários dos homens em posição de autoridade, cobrança dos filhos, mensagens nas novelas e por aí vai. É muito comum que um marido, ao notar que a mulher está fazendo alguma coisa de diferente com ela mesma, comece com joguinhos para garantir que ela não saia de seu lugar. Sempre que alguém muda, as pessoas mais próximas em volta ficam com um certo medo de que o que é confortável para elas desapareça. Nem sempre é por mal, apenas por medo.
Uma das formas de resistir a esse ataque, por vezes implacável, é lembrar quem você é: uma só pessoa. Ninguém consegue fazer tudo pelos outros, nem mesmo a mãe mais dedicada. Entenda que as cobranças são fruto de medo de perder a presença permanente da mãe. O próprio marido não quer deixar de ser um filho a mais, mimado e especial."
Esse texto faz parte do livro "A Mãe Possível" sobre xamanismo, reunião de crenças ancestrais e ajuda as mães a se tornarem mais responsáveis e menos culpadas.

A Mãe Possível
Carminha Levy e Laura Bacellar
Ground
R$ 39,00



 

Um comentário:

Érika disse...

Conhecendo o Blog e gostando muito... Parabéns! Beijos