domingo, 15 de maio de 2011

Questão de Educação...

Não pude deixar de postar algo sobre...Lendo a coluna de Viviane Bevilacqua, ela comenta que retornou de suas férias encantada. Encantada com a boa educação que flui de um povo...E, pasmem, não dói nada ser educado.
Viviane no seu primeiro caso conta sobre a educação no trânsito...Um problema para nós no Brasil...
"Recém chegada a Madri, paro em uma esquina supermovimentada, com carros indo e vindo de todas as direções. Não há sinaleira naquela rotatória. Primeira coisa que penso: nunca vou conseguir atravessar essa rua.
Chego perto da faixa de segurança para pedestres e paro. Em segundos, todos os carros param e dão passagem para mim e mais umas três ou quatro pessoas que estão do meu lado.
- Nossa, que legal, todos eles pararam. Deve ter sido coincidência - comento.
Em outra faixa de segurança, paro de novo. Em seguida, todos os automóveis, ônibus, táxis e motos param também. Fico encantada com a educação do povo, e aceno a um motorista que me deu passagem.
Meu amigo - que é brasileiro mas mora há 20 anos na Espanha - me pergunta:
- Ué, você conhece esse cara que está dirigindo o carro?
- Claro que não. Só estou agradecendo por ele ter parado na faixa.
- Agradecendo por quê? É a obrigação dele!
É verdade, eu sei, mas aqui no Brasil, quando algum motorista para na faixa - o que não é muito comum (infelizmente) -, eu agradeço a gentileza.
Em compensação, vi também um motorista espanhol gritando palavrões para um grupo de pessoas que atravessou a rua enquanto o sinal estava aberto para os carros. Eles ficam furiosos, e com razão. E sabem de onde era o grupo? Do Brasil."
Bom para refletir, principalmente quando estamos preparando cidadãos para o mundo...De preferência cada vez melhor.

Nenhum comentário: