quinta-feira, 29 de março de 2012

Passagem do Tempo...

Ontem, um dos temas de casa do meu filho de 9 anos era levar gravuras de coisas ou pessoas que demonstrassem de alguma forma a passagem do tempo.
Ok. Pedi que me desse algum exemplo pra que começássemos a busca em revistas e jornais. Me disse que poderiam ser bebês, pessoas idosas ou relógio. Enfim, tarefa cumprida.
Acabei não perguntando hoje qual era a finalidade das gravuras.
Mas, ontem, enquanto procurávamos as tais gravuras, sentimentos iam surgindo, um certo desconforto talvez também.
Várias pessoas em diferentes idades e fases da vida em que focávamos justamente os detalhes de "passagem do tempo". 
Detalhes que nem sempre agradam quando ainda não estamos bem preparados para envelhecer...Eis que em um destes jornais antigos dou de cara com uma crônica de "Martha Medeiros"... e acredite, a crônica chama-se "E um dia você envelheceu"...Ai, ai, ai...As pulguinhas continuam atrás da orelha sobre esse assunto...Afinal, como diz Martha ao final do texto: "Ninguém escapa desse susto" ... Aqui vão alguns trechos...
"Na verdade, os esquecimentos e a preguiça nunca abalaram a minha autoestima. Troco o nome das pessoas desde que me conheço por gente e nunca fui de noitada, ficar em casa já era meu programa preferido aos 17 anos.
Ainda assim, tenho a cara de pau de dizer que mantenho o espírito cada vez mais renovado. Só me sinto meio caquética quando, ao ler uma entrevista de um cineasta famoso, ou de um empresário famoso, ou de qualquer pessoa famosa, descubro o ano em que eles nasceram: 1978. 1981. 1989. O quê?? Só pode ser erro de revisão.
Em 1978 eu estava me preparando para o vestibular, em 1981 eu já ganhava salário, em 1989 eu tinha três livros publicados, enquanto que os notáveis de hoje estavam em um berçário fazendo gugu-dadá. E agora eles são capas de revista, profissionais respeitados, com família constituída e investindo em plano de aposentadoria. São adultos realizados que nasceram quando eu já era adulta. Humm. Então eu sou o que hoje?
A idade pesa quando descubro que quem nasceu bem depois de mim já está se queixando dos cabelos brancos. Só não me sinto totalmente humilhada porque quem estiver nascendo neste 21 de agosto logo vai estar dando entrevista e os fazendo enfrentar o mesmo estupor.
Como assim, nascido em 2011 e já presidente de empresa? Ninguém escapa desse susto."

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget