sábado, 21 de abril de 2012

Pra Refletir...

Um final de semana de festa ou  de reflexão???
Hoje, 21 de abril... homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi morto violentamente, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.
E, amanhã, 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Data em que, no ano de 1500, os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem o oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.
http://2.bp.blogspot.com/-LelLKb39lUk/TauosCzdu_I/AAAAAAAADgs/3B5oaV6QB68/s1600/historia_01.gif
Aliás,  "descobrimento" só  sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas (caravelas) enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget