quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pintando a Maternidade...

Ontem, ainda em função do "dia das mães"...Eu e outras mães de pequenos artistas que fazem aula de artes, fomos receber uma homenagem e vivenciar um momento "arte" com os filhotes.
O tema da homenagem foi : Artistas que pintaram a maternidade em diferentes épocas... Vou pincelar alguns deles...
Miguel Ângelo (1475-1564) pintou “A sagrada família”...com uma disposição em pirâmide, as personagens – a Virgem, S. José e o Menino – ocupam toda a parte central do quadro.
A sagrada família - c.1503
A tela intitulada “Camille Monet et l’enfant dans le jardin”, de 1875, de Claude Monet, apresenta a graciosidade de uma mulher sentada num banco, em um lindo jardim...Mostrando a relação entre mãe e filho, projetando uma satisfação idealizada no rosto da mulher que, apesar de mostrar serenidade, também transmite uma solidão que contagia o ambiente ao redor.
 
Já em outra época Joan Miró pinta "Maternidade"...Uma de suas primeiras pinturas utilizando a técnica surrealista, nos anos 20...
maternidade joan miro 234x300 Joan Miró – Pintor e Escultor Surrealista
Voltando no tempo...Picasso e sua tela ”A Maternidade” (1901) onde nos mostra uma mãe que protege com um gesto a criança. 
A Maternidade (1901)
Mas, August Renoir foi outro impressionista que aproveitou o tema da maternidade. O seu óleo “Madame Georges Charpentier e as filhas” (1878) mostra uma mulher segura e realizada e duas crianças para quem ela é o centro do mundo. 
  A obra mereceu muitos elogios dos críticos da época...
No terraço” (1881) sublinha esse mesmo aspecto de afetividade profunda existente entre mãe e filha...
O terraço - 1879 
A maternidade também no quadro “Gabrielle e Jean Renoir” (1895)
Gabrielle e Jean Renoir - c.1895  
 O pintor retomou em ”Maternidade ou mulher dando de mamar” (1886) a cena das clássicas ”Madonas” e ”Meninos”...Representa uma mãe a amamentar o seu filhinho, gesto muito belo que cria um laço indestrutível entre mãe e filho.
Maternidade - 1886 
Enfim, mais uma bela homenagem...Com muito aprendizado...
En

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget