quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ansiedade e a Volta às Aulas...

Os meus meninos ainda terão uns bons dias de férias pela frente...Maaas a ansiedade já pegou...Neste caso estão ansiosos para voltar à escola, rever os colegas, saber quem serão os professores, se terão novos colegas, comprar o material...Apesar de estar uma delícia assim...Passeios, praia, cinema, acordar mais tarde...Dia desses perguntei: Lembram que terão que acordar cedinho novamente??? e a resposta foi: Siiiiim, tudo bem. Estamos com saudades!!! Menos mal... Fiquei feliz...É um bom sinal...Sinal de que gostam de aprender e se sentem bem no ambiente em que estudam.
No entanto, há muitos casos comuns de ansiedade pré-volta às aulas pelo motivo contrário...medo do desconhecido...Sala nova...Colegas novos...Como será recebido... 
Neste caso a "Crescer" deu algumas dicas que podem ajudar muito...

Imagem via Tinywhitedaisies
Envolva a criança na volta às aulas. Levá-la junto na hora de comprar o material é uma boa maneira de fazer isso. Quando participa desse processo, ela começa a criar vínculos e ficará com mais vontade de estudar para usar aqueles novos cadernos e canetinhas.
Converse com seu filho e mostre que aprender é algo positivo. Nunca use a escola como forma de ameaça, falando que vai mandá-lo para lá se ele não se comportar. A criança aprende pelo exemplo. Se os pais tiverem um bom relacionamento com a escola, os filhos também vão ter. Lembre-o de suas experiências mais marcantes, do que viveu com os amigos, brincou, conheceu.
Se os amigos já voltaram de férias, aproveite o fim de semana e promova encontros para que a criança relembre o quanto é bom conviver com eles.
Durante as férias, é comum mudar um pouco a rotina em casa. Dias antes de voltar às aulas, então, volte com os mesmos horários e atividades para que a mudança não seja brusca demais.
Acalme-se você também. Não é raro os pais ficarem ansiosos com a mudança de rotina e a saudade que vai sentir do filho e acabar transferindo tudo para ele. Curta com a criança este momento e imagine o que ele vai poder experimentar e aprender neste novo ano!

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget