terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Acolher...

Recebi por  e-mail o artigo "Responsabilidade primeira da escola: acolher", de Ligia Fleury, Psicopedagoga...Fala bem deste momento que nós pais e filhos estamos vivendo...
" Nesse Brasil imenso, temos calendários letivos específicos para cada região, às vezes para cidades do mesmo estado. São escolas iniciando as aulas em janeiro, em fevereiro e em março. Porém, todas com 200 dias letivos.
Mas há uma questão básica e que deve ser comum a todas: receber o aluno no início de mais um ano letivo é oferecer-lhe as possibilidades do vínculo. Vínculo com colegas, com corpo docente, com a aprendizagem.
Para os pequenos, a adaptação tem que respeitar o tempo de cada criança. Os pais precisam entender que é o momento mais importante do ano para seus filhos, pois ficarão marcados como segurança ou instabilidade. Depende da conduta dos adultos envolvidos nesse processo.
Por parte da escola, atividades recreativas, brincadeiras de socialização no espaço escolhido pelos professores, geralmente com um tempo de permanência mais curto, são estratégias utilizadas para que a adaptação seja um momento agradável e tranquilo. Geralmente o é, para as crianças, o que demonstra confiança, segurança no vínculo com os pais; a ideia por trás desse pensamento é que a criança segura no seu vínculo afetivo com a mãe e o pai, sente que está em segurança também na escola, pois foi levada por eles.
Algumas mães, no entanto, sofrem nesse momento, pois estão deixando ninguém menos que seu filho sob a responsabilidade de pessoas que sequer o conhecem. Por isso, é fundamental que a família tenha visitado as escolas que têm, em seu PPP- Projeto Político Pedagógico -, objetivos e procedimentos que vão ao encontro das orientações dadas pelas famílias, na formação de valores, na conduta e nos desafios cognitivos.
Quanto aos maiores, esse início marca o reencontro com colegas e amigos, no caso da permanência na escola do ano anterior. É um momento em que os desejos de aprender precisam ser percebidos e aguçados pelos professores. As primeiras aulas, os primeiros momentos devem fazer a diferença por todo o ano escolar.
Professor motivado deixa no aluno o gosto pela próxima aula e isso precisa acontecer no dia a dia, durante os 200 dias letivos. E precisa se repetir por todos os demais anos.
Essa acolhida é essencial para que o aluno adquira o prazer por aprender. Independente de metodologia, o essencial é fazer brilhar os olhos dos alunos pela própria aprendizagem.
Acolher pode significar motivar. Motivar para o crescimento intelectual.
É função da família fazer uma boa escolha escolar para seus filhos, possibilitar que tenham condições de estar presente às aulas diariamente, conversar sobre o cotidiano na escola, oferecer leituras em casa, ampliar o leque cultural pela leitura, cinema, teatro, diálogo, pesquisas, enfim, é função da família manter a motivação para o aprender.
É função da escola ensinar a estudar, a pesquisar, mobilizar a atenção para a aprendizagem, cobrar leituras, exigir participação ativa do aluno na própria aprendizagem, sugerir leituras, filmes e peças teatrais, sites, propiciar momentos para que todos exponham seus conhecimentos, valorizar debates e diálogos no grupo classe.
É função da escola acolher o aluno e fazer desse momento o grande estímulo para um ano letivo de muitas conquistas.
É função do governo zelar pela qualidade na formação dos Professores – e dos próprios Professores que precisam estar em movimento de constante atualização-. É função do governo e dos mantenedores zelarem pelo espaço físico, material e mobiliário escolar, garantindo um ambiente saudável para o ensino e para a aprendizagem.
Façamos, juntos, a nossa parte; a da responsabilidade social pela Educação de um povo, de um país."

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget