terça-feira, 19 de novembro de 2013

Peso da Mochila X Lei Aprovada...


 


Final de ano letivo chegando...Ainda bem!!! Já estão cansados...E, nós mães também...Entre tantas questões deste ano que chega ao fim, uma foi o peso da mochila...Como moramos perto da escola, os meninos vão caminhando e ainda há um longo trajeto dentro da escola até a sala de aula...Muitas vezes fui levando a mochila em função do peso excessivo, mesmo tirando alguns livro para tentar equilibrar...Aprendizado e mudanças para os próximos anos...O assunto merece respeito, tanto que a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou na quarta (13), uma lei que limita o peso da mochila usada por estudantes.

Pela nova recomendação, o aluno só poderá carregar o equivalente a 15% do seu próprio peso. A ideia é que escolas providenciem armários para que as crianças e adolescentes tenham um espaço para guardar os livros e cadernos e, assim, evitem carregar o material da escola para a casa.
A lei prevê que, na educação infantil e no ensino fundamental, será responsabilidade dos pais assinar um documento que informe o peso da mochila que o filho carrega. Antes de entrar em vigor, a medida precisa passar pela Câmara dos Deputados.
O objetivo é que a lei ajude a evitar os sintomas de dores nas costas desde cedo. Os últimos estudos internacionais sobre o assunto mostram que 70% das crianças e adolescentes do mundo já se queixaram de dores na região lombar (nos adultos com até 50 anos a incidência é de 80%). “O uso incorreto da mochila não causa deformidades na coluna, mas pode agravar uma condição já existente, como escoliose ou lordose”, diz Lucas Leite Ribeiro, ortopedista do Hospital São Luiz (SP). Além da dor nas costas, outros sinais de que seu filho está levando muito peso são dores nos ombros e má postura, como andar curvado, por exemplo.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget